Sobre

Nos últimos anos a Gastronomia vem ganhando muito espaço na sociedade, cada vez mais pessoas se interessam em conhecer e se dedicar a essa área, como negócio ou prazer. Na mídia, nas redes sociais e nos novos empreendimentos, a área da alimentação está em expansão, pesquisas atuais demonstram que o brasileiro gasta cerca de um terço de seu orçamento com refeições fora de casa, o que demonstra que existe um mercado aquecido e em pleno desenvolvimento. Além disso a alta gastronomia, a valorização dos críticos gastronômicos e o grande interesse por realitys shows de culinária vem diversificando o campo de atuação e formação dos gastrônomos, enchendo a área de novidades e tendências. Essa grande visibilidade, a dinamicidade dos hábitos e interesses de um mercado aquecido impõem aos estudantes e os profissionais da área grandes desafios. O desenvolvimento de novas técnicas, a capacidade de gestão, a individualização no serviço gastronômico, as questões éticas e políticas que giram em torno da grande indústria alimentícias e seus impactos negativos sobre o meio ambiente, a necessidade de conhecer a nossa realidade, enfatizando a peculiaridade dos insumos e da nossa riqueza cultural são apenas algumas das questões que merecem reflexão e novos posicionamentos.
A semana de Gastronomia com seu tema “A diversidade na Gastronomia: Tendências e desafios” foi criada com o intuito de chamar atenção de nossos alunos e demais interessados para essa nova conjuntura, agregando valores éticos, políticos, econômicos, sociais e culturais à gastronomia e procurando valorizar a cultura local. Por isso, convidamos estudantes, profissionais, pesquisadores, admiradores e os interessados em geral a refletirem sobre uma realidade rica de significados e possibilidades.
Sua programação é dotada de várias palestras, oficinas, mesas redondas, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de um espaço planejado para divulgação e degustação de novas tendências do mercado da gastronomia.
 A semana da Gastronomia tem como finalidade fomentar ações de caráter científico, cultural e educativo, sendo idealizada e produzida por uma comissão de professores e alunos do Curso de Gastronomia da Fanor/DeVry Brasil, servindo como ferramenta de aprendizagem de forma diferenciada e mais próxima da realidade, quando proporcionará situações práticas em um ambiente democrático e científico. Essa proposta é de fundamental importância para formação de novos profissionais na área de gastronomia. Além das características científicas, educativas e culturais, o Curso de Gastronomia, através do evento em questão, pretende realizar atividades de responsabilidade social, onde teremos ações voltadas para a Associação Casa de Antônio e Maria, o qual é desenvolvido no Bairro Dunas e atende a comunidade de baixa renda da região com diversos projetos sócio-educativos. A ação consistirá em oficinas destinadas a mulheres sobre produção de alimentos que possam se tornar geradores de renda para as mesmas. Além disso, a inscrição no evento será vinculada a doação de produtos de higiene que serão doados ao Lar Amigos de Jesus que atua na prevenção e tratamento da desnutrição em crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário