Palestrantes


PALESTRA: VANTAGENS DO USO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NA GASTRONOMIA



DAVID CAVALCANTE COUTO ALVAREZ

Possui Graduação em Gastronomia pelo Centro Universitário SENAC (Santo Amaro – SP) e iniciou a Pós-Graduação em Gestão da Gastronomia com foco em Resultados. Atualmente é Chef Executivo da Pot Brasil Ind. Com. Alimentos LTDA EPP.





OFICINA DE PÃES FUNCIONAIS
KERLA ALENCAR

Atualmente é Chef de cozinha e padeira na Pequena Padaria Caseira, padaria artesanal, especializada em pães e bolos 100% integrais, além de molhos e geleias naturais e light, e uso de grãos funcionais e fermentação natural. É jornalista e, em 2013, realizou a pesquisa Tradição Culinária no Mercado São Sebastião, projeto premiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, que resultou num levantamento da trajetória histórica da comida sertaneja no maior mercado público em atividade na capital cearense. Sua formação inclui o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac (Cozinheira profissional), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Sesc (Padeira profissional), Escola Levain de Panificação (SP) e Universidade Federal do Ceará (Jornalismo).



OFICINA CERVEJAS ARTESANAIS
GUILARDO BRANCO

Formado em Administração pela Universidade de Fortaleza. Atualmente é Acadêmico do MBA em Gastronomia da Fanor DeVry Brasil, cervejeiro artesanal desde 2013 e Padeiro Artesanal desde 2014. É sócio e membro fundador do projeto Covardia Gastronômica, fundador e proprietário da Alencarina - Pães e cervejas artesanais, além de cozinheiro amador desde 1985.





PALESTRA: USO DOS INSUMOS CEARENSES NA CONFEITARIA CONTEMPORÂNEA

ANNA PAULA REZENDE

Nascida em Belém, criada no Rio de Janeiro. Está a 14 anos no Ceara, onde começou sua história fazendo pão de mel em casa, modificando uma receita que ganhou da tia numa viagem a Rio de Janeiro. Autodidata na confeitaria, pois estudou comunicação. Hoje é professora da Pós-graduação em Gastronomia da Fanor Devry. É integrante do grupo de chefs do Projeto Ceará a mesa, onde propaga o insumo cearense na gastronomia moderna e atual. Gosta de trabalhar com bases clássicas, colocando a sua visão contemporânea nos doces. Sempre procurando novas experiências e sabores!

OFICINA: MODERNA COZINHA JAPONESA

ADSON DINIZ

Formado em Gastronomia, Turismo e Produção cultural.  Apaixonado pela cozinha japonesa, iniciou seus estudos na Faculdade e estendeu para a vida. Sushiman por vocação e formação, atuou como Sushiman Chef do Loucos por Sushi e do Soho Restaurante, além de escrever sobre a moderna cozinha japonesa nos trabalhos de conclusão de curso. Realizou um projeto levando sushi para pequenas comunidades quilombolas do sul da Bahia, tentando unir culturas diferentes no mesmo prato. Atualmente é Chef e proprietário do Café Bembem, espaço coletivo onde realizam projetos envolvendo gastronomia, música, cinema e artes visionarias.


MESA-REDONDA: VALORIZAÇÃO DE INSUMOS LOCAIS

LEO GONÇALVES

O chef Leo Gonçalves está à frente d’O Mar Menino, com cardápio de culinária autoral, com tons internacionais e também nordestino, já que é a região natal do chef. Leo já passou por restaurantes de expressão nacional, como o Epice, Mocotó, Roberta Sudbrack, onde adquiriu experiência para abrir O Mar Menino em Fortaleza.



MESA-REDONDA: VALORIZAÇÃO DE INSUMOS LOCAIS

BERNARD TWARDY

Nascido na Alemanha, mas criado na França, Twardy veio para o Brasil há 28 anos, após percorrer 44 países e suas cozinhas. Chef corporativo do Beach Park e autor do livro “Cozinha Tropical Cearense”, é um dos grandes divulgadores da gastronomia local.





MESA-REDONDA: VALORIZAÇÃO DE INSUMOS LOCAIS

ÉLCIO NAGANO


É formado em Engenharia mecânica pela UNESP com Pós-graduação em Administração de Empresas pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Aprendeu a cozinhar na infância com seus pais e avós, que são japoneses, e ótimos cozinheiros. Por isso sua especialidade em gastronomia japonesa e asiática. Desenvolveu a atividade gastronômica como "hobby", quando morava em São Paulo, e passou a frequentar vários cursos na área. Em em 1998, veio para Fortaleza e passou a se dedicar exclusivamente à Gastronomia. Atualmente além de minhas atividades como chef e empresário do ramo de alimentação, é professor de Gastronomia da Fanor DeVry, Coordenador Técnico da Pós-Graduação em Gastronomia da Fanor Devry e colunista gastronômico do Jornal O Povo.


OFICINA: PRODUÇÃO DE HAMBÚRGUER 
MARCELO DIÓGENES

É publicitário, Chef e proprietário do Uhuu. Marcelo encontrou nas experiências de viagens por países europeus, latino-americanos e em capitais como São Paulo e Rio de Janeiro os insigths necessários para a construção do conceito do restaurante – o espaço encanta pelo ambiente, atmosfera, comidas e drinques.

OFICINA: CONFEITARIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA

MARINA ARAÚJO


É Sous chef de confeitaria exercendo a profissão a dois anos, encontrou na cozinha a sua verdadeira vocação. Em Maio desse ano foi vencedora do programa Que Seja Doce no canal nacional GNT. 



OFICINA: O CEARÁ REVISITADO

Bia Leitão ex-produtora cultural e aspirante a socióloga virou cozinheira e não se arrepende nenhum por um segundo. Entrou na faculdade Anhembi Morumbi quando morava em São Paulo e acabou começando no meio através de pequenos eventos para amigos e trabalhando em algumas casas bacanas, incluindo o recém fechado DUI, da Chef Bel Coelho. Ao voltar pra Fortaleza, chefiou algumas casas como Fahir, Lautrec, Dio Cucina, Given, entre outras. Hoje trabalha com consultorias e tem vários cardápios de sua autoria espalhados pela cidade, entre eles estão os restaurantes Amélie, Kukukaya Café, Ami Bistrô, Menu Delivey, Zug Choperia, o natural Verdelima entre outros. Fora de Fortaleza já montou cardápios no Crato, Icaraizinho de Amontada e Maceió. Possui um projeto de cozinha de autor e personal chef chamado Tangerina Serviços Gastronômico, onde monta cardápios personalizados para os mais diversos eventos particulares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário